Tipo de Projeto:      Erasmus+ KA2 StrategicPartnerships for VocationalEducationand Training

Nome do Projeto:Teachingandlearningmicrocontrollers via PicBasicPro(PBP) language in VET

Número do projeto:  2016-1-TR01-KA202-033963

Data do Projeto: 15-09-2016 a 15-09-2018  (24 meses)

PROJETO PBPinVET

A tecnologia está a desenvolver-se muito rapidamente sendo um elemento indispensável nos dias de hoje, que tem vindo a desenvolver-se de forma vertical muito rapidamente em paralelo com a melhoria horizontal nos últimos anos. Então, é um fato que os desenvolvimentos tecnológicos forçam uma pessoa a se auto aperfeiçoar permanentemente na sua profissão. Mais do que noutros domínios, tem-se registado um rápido desenvolvimento das tecnologias eletrónicas e das TIC. Estes desenvolvimentos levaram à produção de sistemas de controlo mais complexos e a produção de microcontroladores assume o controlo destes sistemas complicados. Além do desenvolvimento de hardware de produções de microcontroladores, a tecnologia de software também fez um grande progresso.
Portanto, como somos instituições educativas, ensinando a tecnologia de microcontrolador, é necessário acompanharmos os desenvolvimentos no mundo. "Os microcontroladores de ensino e aprendizagem através da linguagem PicBasicPro (PBP) no EFP" têm por objetivo investigar qual microcontrolador e linguagem de programação devem ser utilizados, que métodos devem ser seguidos no currículo, que equipamentos devem ser utilizados nas aplicações e quais os testes devem ser aplicados durante as aulas computador e instituições educativas eletrónicas.
Esta é a razão pela qual propomos este projeto, para desenvolver um modelo no qual alunos e professores possam comparar seus conhecimentos com outros países interagindo uns com os outros. Desta forma, eles terão a oportunidade de adquirir esses conhecimentos, desenvolver as aplicações do microcontrolador e adaptá-las às suas instituições.
O principal objetivo deste projeto é comparar os sistemas educativos e os métodos de formação entre as escolas participantes e trocar boas práticas, introduzindo os modelos de microcontroladores aos outros participantes durante a visita ao país de acolhimento.
Os participantes do projeto do ensino profissional nas áreas de eletricidade, eletrónica e TIC (Turquia, Itália, Espanha, Portugal, Roménia e Grécia) que ensinam microcontroladores em escolas.
As atividades do projeto incluirão o intercâmbio de informações, partilha e análise de modelos de melhores práticas, comparando-os e adaptando-os às atividades e ao ambiente de cada parceiro, criando kits e módulos experimentais. As atividades do projeto visam estabelecer condições para o sucesso da aprendizagem e do ensino para todos os alunos.
Como condição para uma aprendizagem bem-sucedida, os professores precisam fortalecer os seus papéis como facilitadores da aprendizagem. Eles precisam de novos kits experimentais, módulos, autonomia, tempo e espaço para inovação, trabalho em equipa, feedback, autorreflexão e avaliação. Precisam de acesso a melhores oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.
Os principais resultados do projeto serão: preparação de módulos e aplicações de microcontroladores, desenvolvimento de kits experimentais (de formação), um site, um DVD e um guia para o projeto.
A metodologia a ser usada no decorrer do projeto é a transparência. Todos os deveres e responsabilidades serão registados ou escritos. Os produtos do projeto não são apenas documentos escritos, mas, também, kits práticos e circuitos.

O nosso objetivo a longo prazo é disseminar o projeto a todos aqueles que desempenham um papel na formação profissional e na vida social dos alunos, nomeadamente professores, mercado de trabalho, centros de formação profissional, outras organizações envolvidas no mesmo tipo de atividade, escolas da área local de cada parceiro, autoridades locais, autoridades europeias com a ajuda dos parceiros europeus, comunidade pública de aprendizagem ao longo da vida, e decisores a nível local, regional, nacional e europeu. Acreditamos que os resultados do nosso projeto terão efeitos a longo prazo na formação profissional e no mercado de trabalho através de atividades de disseminação.

PRODUTOS DO PROJETO
-Guia PBPinVET  (nas línguas Inglesa, Turca,  Espanhola,  Portuguesa, Grega, Romena, e Italiana)
- Módulos de Formação e Kits para aulas de microcontroladores
- WEBSITE - DVD
- Vídeos tutoriais em Inglês - Relatório Final
- Logótipo, curta metragem e cartazes.
- Criação de uma Página Facebook, uma conta no Twitter, uma conta no Youtube, e de um Twinspace na plataforma etwinning